PRODUÇÃO
Na FUNDIMAZZA realizamos a microfusão, ou fundição de precisão, com uma ferramentaria própria e de última geração. Isso é o que permite fabricar um molde mais preciso, rápido e com baixo custo final.
PRODUÇÃO RÁPIDA,
COM PRECISÃO E EXCELÊNCIA!
O processo de microfusão, também conhecido como cera perdida ou fundição de precisão, é um antigo, complexo e distinto processo de fundição e é usado para a produção de peças de metal com a possibilidade de uso de ligas distintas durante o processo.
As peças obtidas por este processo, caracterizam-se pela sua riqueza de detalhes, precisão dimensional e fino acabamento, o que permite, em alguns casos, a eliminação quase completa de subseqüentes operações de usinagem.
Atualmente, a microfusão também tornou-se conhecida como fundição de precisão e tem sido usada em grande escala por empresas de diferentes segmentos e com ótimas vantagens.
O principal benefício desse processo, quando comparado à fundição convencional, além da redução do volume de usinagem e melhorando o acabamento visual do produto, é a garantia da segurança técnica da peça metálica.
A fundição de precisão consiste na produção de uma dada peça, partindo de um modelo em cera, obtido através de um processo de injeção, que é recoberto com material cerâmico, composto por partículas sólidas, lama refratária, com granulação crescente, formando um molde que após a retirada da cera de seu interior, fica oco e serve como base para o preenchimento do metal líquido.
Para cada peça em aço é necessária uma peça em cera. Isto é feito com a ajuda de moldes de injeção e máquinas de injeção semi-automáticas. Injetadas, as peças passam por um procedimento de rebarbação feito à mão. Posteriormente as peças são soldadas manualmente em uma disposição em àrvore afim de garantir um forma técnica e uma disposição econômica das mesmas.
As árvores cerâmicas vazias ("cascas") são pré-aquecidas em um forno de calcinação.
O aquecimento da casca cerâmica é para ganhar estabilidade, de modo a resistir à pressão do aço posteriormente.
As cascas cerâmicas incandescentes são retiradas do forno de calcinação através de dispositivos mecânicos e realocadas em um leito de areia onde imediatamente serão vazadas com as ligas de aço, ferro ou não ferrosos pré especificadas.
Com este método, o processo de fundição de precisão garante particularmente uma boa precisão dimensional e boa superfície.
Após envazados, os cachos cerâmicos, cheios de metal e ainda aquecido são resfriados em temperatura ambiente e, com isso, parte da casca cerâmica se solta das peças formadas em aço e a sobra final desta cerâmica é removida em equipamento tipo martelete e jateamento com granalha de aço inox.
Após sua solidificação, este metal que agora é uma peça metálica, é retirado do restante do molde cerâmico, passando pelo processo de acabamento e finalmente inspeccionado para verificar se está de acordo com especificações do cliente.
Além de um desenvolvimento melhor e mais rápido, o processo de fundição de precisão tem crescido cada vez mais no mercado mundial. Estima-se que, nos próximos anos, haja um crescimento maior de 60% das empresas que ainda não trabalham com essa liga metálica passem a aderir nossos projetos. E se ainda tiver dúvidas sobre o processo de fundição de precisão, se liga nessas dicas da FUNDIMAZZA para você:
-
Possibilitar a produção de peças mais detalhadas;
-
Permitir o uso de ampla variedade de ligas;
-
Maior flexibilidade durante o projeto;
-
Diminuir e até eliminar o processo de usinagem;
-
Produzir peças mais próximas a sua forma original;
-
Proporcionar melhor acabamento superficial;
-
Reduzir gastos com ferramentas de fabricação;
-
Reduzir o peso das peças.